sabato 30 aprile 2016

Analise de Caruso e Tetrazzini sobre os problemas da técnica vocal

Enrico Caruso e Luisa Tetrazzini: Cantores cuja fama atravessou a passagem de um século...para  compreendê-lo, basta ouvir os seus registros.
Vozes usadas como instrumentos ao máximo grau das suas possibilidades expressivas.


No livro “Caruso and Tetrazzini on the Art of singing, escrito por estes dois cantores italianos maravilhosos são desenvolvidos também assuntos iluminantes nos capítulos-tema tratados pela soprano Luisa Tetrazzini: 

Breath Control-The Foundation of Singing / O controle da respiração (a base do canto); The MasteryoftheTongue / O autocontrole dos músculos da língua; Tone Emission and Attack / Emissão dos sons vocais e ataque; Facial Expression and Mirror Practice / Expressão facial e exercícios no espelho; Appreciative Attitude and Critical Attitude / Juízo de apreciação e juízo critico.
Eis alguns extratos muito sintéticos, em inglês, traduzidos para Português. São tratados com argumentos lúcidos e precisam alguns dos principais defeitos dos quais sofrem estudantes de canto hoje e grande parte da técnica do canto lírico.

Registros e suas uniões perfeitas 

Ainda que existam os registros e sons centrais, inferiores e superiores, eles não são produzidos do mesmo modo. A voz deve ser uniformizada até que a passagem pelos registros não seja ouvida. E um som produzido com a voz de cabeça e na voz profunda deve ter o mesmo grau de qualidade, ressonância e força.
Quando a voz sobe uma escala, cada nota é diferente, e quando se sobe, a posição dos órgãos da garganta não podem permanecer as mesmas para vários sons diferentes. Mas jamais deve ser uma troca brusca, nem percebida pela plateia, nem sentida na garganta do cantor. Cada som deve ser imperceptivelmente preparado e da elasticidade dos órgãos vocais depende a doçura da produção dos sons. Adaptar o aparato vocal ao registro agudo deveria ser tão imperceptível quanto automático, cada vez que uma nota aguda deve ser cantada.
No registro agudo deve ser usada principalmente a voz de cabeça ou voz que vibra nas cavidades da cabeça. O registro médio requer ressonância palatal e as primeiras notas do registro de cabeça e as últimas do médio requerem uma criteriosa mistura de ambos os registros. O registro médio pode ser alongado ao chegar nas notas agudas, mas primeiramente à custas da beleza da voz e depois da própria voz, pois nenhum órgão vocal pode sobreviver sendo usado erroneamente por muito tempo.
Esta é somente uma das causas pelas quais tantas vozes bonitas se quebram muito antes do que deveriam.


DEFEITO DA TREMIDO (O VIBRATO EXAGERADO) E SUAS CURAS

Um outro defeito, ainda na produção dos sons vocais é o tremido. É o cantor excessivamente ambicioso, o cantor que força um órgão pequeno e delicado o obrigando a fazer um trabalho pesado, é isso que desenvolve o tremido. O Tremido é um sinal do fato de que as cordas vocais foram exploradas além dos próprios limites consentidos pela natureza e existe apenas uma coisa que pode servir de remédio: o absoluto repouso por um período e em seguida, recomeçar o estudo vocal, primeiramente, cantando ‘boca chiusa’ e apoiando-se inteiramente sobre uma pressão (muito leve) respiratória para a produção do som.
O estudante que sofre de tremido ou até de um vibrato muito forte deve ter a coragem de parar imediatamente e de renunciar a uma voz grande. Até porque as vozes mais bonitas do mundo não são necessariamente as maiores vozes e certamente o tremido é quase o pior defeito que um cantor pode ter. Mas esse, assim como quase todos os outros problemas vocais pode ser curado com um trabalho correto e persistente. "Caruso and Tetrazzini on the Art of Singing" – Metropolitan Company, Publishers, New York, 1909)

PRONUNCIA CORRETA

Um outro defeito muito criticado nos jovens cantores é a falta de uma correta pronuncia ou dicção.
É somente depois que a voz vem a ser perfeitamente controlada que os lábios e a língua podem funcionar livremente para a pronúncia das silabas.
Quando a voz está no estado que pode-se chamar de “estado fermento”, o cantor está somente ansioso em produzir sons e a dicção escorrega para as margens do trajeto.


A ESCALA, UM GRANDE TESTE PARA CADA CANTOR

A escala é o maior teste para a produção dos sons vocais. Nenhum cantor de ópera, nenhum cantor de concerto que não consiga cantar uma escala perfeita pode ser chamado especialista ou ter conquistado resultados na sua própria arte. Seja soprano, Mezzo-soprano ou contralto, cada nota deve estar perfeita em seu gênero, e a nota de cada registro deve ter participação suficiente na qualidade do registro sucessivo, superior ou inferior, de modo que não se note a passagem quando a voz desce ou sobe na escala. Esta fusão dos registros é obtida pela inteligência do cantor em misturar as diferentes qualidades de sons dos registros, usando como ajuda os vários posições dos lábios, da boca e da garganta e do sempre presente apoio, sem o qual, nenhuma escala pode ser cantada de modo perfeito.
(tratto da: "Caruso andTetrazziniontheArtofSinging" - MetropolitanCompany, Publishers, New York, 1909)
 Deixamos disponível este livro publicado em 1909, pelo seguinte link:

Boa leitura a todos!

M° Astrea Amaduzzi
Si ringrazia la Dott.sa GABRIELA NUNES per la traduzione




Versione originale dell'articolo in lingua italiana:


La grande Luisa Tetrazzini, Soprano



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lunedì 25 aprile 2016

Belcanto Italiano premia il Tenore Ugo Benelli

Genova, 14 aprile 2016: la delegazione del Centro Internazionale di Studi per il Belcanto Italiano "Beniamino e Rina Gigli" e dell'Associazione "Beniamino Gigli" di Recanati, assieme "Belcanto Italiano ®" di Ravenna, hanno conferito un premio ufficiale al Tenore Ugo Benelli.

Il Pianista e Direttore d'orchestra Mattia Peli e il Soprano Astrea Amaduzzi, hanno consegnato anche a nome del Presidente e del Vice Presidente dell'Associazione "Beniamino Gigli" di Recanati, Pierluca Trucchia e Beniamino Gigli Jr., la prestigiosa pergamena:

 "Al Maestro Ugo Benelli
Riconoscimento
come miglior Tenore di Grazia
del Belcanto  Italiano degli anni 1960 - 1970 
e per la grande musicalità, lo stile,
la tecnica e un fraseggio di altissima qualità
a nome delle Associazioni
"Belcanto Italiano ®" di Ravenna,
"Beniamino Gigli"
e "Centro Internazionale di Studi per il Belcanto Italiano ® 
Beniamino e Rina Gigli" di Recanati".


L'incontro tra la delegazione delle Associazioni unite per lo studio e la pratica del Belcanto e il Maestro Benelli, si è protratto per diverse ore, durante le quali è stata realizzata anche un'intervista in cui il Tenore di grazia ha raccontato con passione ed entusiasmo aneddoti ed eventi della sua lunghissima carriera, durata ben 47 anni, sempre legata ad un'altissima qualità vocale e stilistica.


Durante l'intervista il Maestro Benelli ha rilasciato dichiarazioni, oltre che su vari e significativi episodi della sua carriera, anche sul sistema tecnico ed espressivo nel Canto lirico, testimonianza importantissima non solo per i nuovi Tenori studenti di Canto, ma anche per tutti gli altri registri vocali.

... E nel video sottostante potete vedere direttamente il momento della consegna del premio al Maestro Ugo Benelli!


Abbiamo reso omaggio a questo grande Tenore italiano non solo per la sua voce dalla tecnica solidissima che, ripetiamo ancora, ha illuminato della sua presenza le scene italiane e internazionali per quasi mezzo secolo; ma anche per il fraseggio splendido, per la capacità attoriale ed artistica di rara bellezza, specialmente nei recitativi; per una simpatia irresistibile e per la capacità speciale nel rendere espressive perfino le più difficili colorature rossiniane e donizettiane, esempio per i giovani studenti di Canto e fulgido modello di vera Arte del Belcanto Italiano.

Vi auguriamo buon ascolto con alcuni video che rendono la misura di questa importantissima figura dell'Opera italiana.







Un saluto cordiale, M° Astrea Amaduzzi